Seja bem vindo!
Fico muito feliz por você visitar meu blog, este cantinho que tenho registrado minhas reflexões acerca da educação.
Espero que você goste e lhe ajude na sua pesquisa.
Um grande abraço e muito obrigada!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Mesa Redonda: O cotidiano na Educação Infantil: O que fazer? Como fazer?



A Profa. Dra. Maria Inês Mafra Goulart da UFMG trouxe reflexões sobre infância, cotidiano, educação, desenvolvimento, aprendizagem, criar e apropriar. Falou das relações dialéticas no que se refere a ação e pensamento. Trouxe também o conceito de currículo que é o conjunto de experiências culturais relacionadas aos saberes e conhecimentos, vividos por adultos e crianças numa mesma instituição de educação infantil, na perspectiva da formação humana( Projeto Político de Contagem). Para ela a aprendizagem se dará através da participação, sentindo e refletindo. A Profa. Dra. Sílvia Helena Cruz da UFC abordou as Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação Infantil que traz o currículo como sócio político pedagogico que garanta direitos civis, socias e humanos; igualdade de oportunidade de educação de diferentes classes sociais; construir novas formas de sociabilidade e de subjetivada comprometidas com a democracia. A educação infantil precisa ter como objetivo uma educação que tenha significado, garanta à criança o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimento e aprendi zagem de diferentes linguagens. Para Ela os eixos norteadores são as interações e brincadeiras. A Profa. Dra. Denise Maria de Carvalho Lopes da UFRN colocou que é preciso pensar em uma resposta para a educação infantil, construir uma proposta pedagógica curricular e elementos para construir uma resposta possível e necessária. Para ela as crianças são cidadãos, sujeitos de direitos, pessoas concretas com necessidades relativas à sua condição biológica e sociocultural. Sujeitos em fase de desenvolvimento intenso e de potencial para transformações; são dependentes do meu social, mas são capazes de aprender, de se desenvolver, são produtoras de cultura, inventam, imaginam. São capazes de participar de colaborar com a construção do cotidiano delas próprias e das pessoas à sua volta.Por ultimo falou que as crianças se desenvolve mediante as interações e são mediadas pelos outros mais experientes(professora) que cria situações mediante planejamento para que as crianças possam ser atendidas e a expressar-se(interpretar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário