I
JUSTIFICATIVA:
A
música é a linguagem que se traduz em forma sonoras capazes de expressar e
comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e
relacionamento expressivo entre som e o silêncio. É uma das formas importantes
de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da
educação (RCNEI, vol. 3, p. 45).
A
criança ao brincar, produz música através da relação que faz com o mundo,
quando esta imita, inventa e reproduz eventos sonoros. Por isso, a linguagem
musical se vivencia pelo jogo, pelo movimento, pela valorização na realização. Dessa
forma, som e movimento se integram então no brinquedo musical, que envolve o
cantar, o dançar, o tocar e o se movimentar, que transformam os sons em música.
Sendo a música
um meio de expressão e forma de conhecimento acessível às crianças, essa
linguagem é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio,
da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social, e
por isso é de fundamental importância que lhes sejam proporcionadas as mais
diversas experiências com essa linguagem no contexto educacional desde a
primeira infância.
Adultos
cantam melodias curtas, cantigas de ninar, fazem brincadeiras cantadas, com
rimas, parlendas etc., reconhecendo o fascínio que tais brincadeiras exercem. Encantadas
com o que ouvem, as crianças tentam imitar e responder, criando momentos
significativos no desenvolvimento afetivo e cognitivo, responsáveis pela
criação de vínculos tanto com os adultos quanto com a música.
Portanto,
esse Projeto: Toque de cá que eu Canto de lá, visa levar as crianças a um
processo contínuo de construção que envolve perceber, sentir, experimentar,
imitar, criar e refletir sobre os sons no fazer musical.
II
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar
as crianças a vivenciarem um processo contínuo de construção que envolva o
perceber, sentir, experimentar, imitar e criar, refletindo sobre os sons no
fazer musical.
III
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Ouvir,
perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções
musicais;
·
Brincar com
a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
·
Explorar e
identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e
ampliar seu conhecimento do mundo;
·
Perceber e
expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações,
composições e interpretações musicais.
·
Explorar
materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com
a matéria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio;
·
Refletir
sobre a música como produto cultural do ser humano;
·
Proporcionar
que as crianças desfrute música, em propostas de audição e realização musical;
·
Promover a
musicalização da criança, tornando-a sensível e receptiva ao fenômeno sonoro;
·
Favorecer o
conhecimento pela criança acerca dos elementos sonoros, bem como suas funções
dentro da música;
·
Ampliar o
repertório musical das crianças;
·
Oportunizar
releituras sonoras diversas;
·
Estimular
a linguagem oral para socializar as opiniões no grupo;
·
Despertar
o gosto pela leitura;
·
Expressar
desejos, opiniões, necessidades e ideias;
·
Praticar
a linguagem escrita através do conhecimento do primeiro nome;
·
Reconhecer
a letra inicial do nome;
·
Exercitar
a contagem oral através da contagem de meninos e meninas;
·
Explorar
as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras e nas demais situações de interação;
·
Favorecer
a construção de valores pelas crianças;
·
Manipular
e explorar objetos e brinquedos, em situações para que cada criança possa
descobrir as características principais e suas possibilidades associativas:
empilhar, rolar e encaixar;
·
Situar
objetos: Longe/perto, atrás/à frente, em cima/embaixo;
·
Preservar
a cultura, resgatando a diversidade e a pluralidade cultural;
·
Utilizar
as artes visuais para expressar, comunicar e atribuir sentido a sensações,
sentimentos, pensamentos e realidade;
·
Ampliar
as possibilidades expressivas do próprio corpo utilizando gestos diversos e o
ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
IV
CONTEÚDOS:
1
Linguagem oral e escrita:
ü Conversas informais e formais;
ü Contação de história;
ü Leitura de imagens, objetos,
letras e números;
ü Reconhecimento do nome;
ü Desenhos direcionados;
ü Escrita da primeira letra do
nome;
ü Leitura de notas musicais.
2
Matemática:
ü Contagem oral;
ü Noção de quantidade;
ü Forma geométrica: círculo;
ü Noção de tempo e espaço;
ü Escrita de números.
3
Natureza e sociedade:
ü São João: comidas típicas.
4
Formação pessoal e social:
ü Comunicação e expressão dos
desejos, desagrados, preferências e vontades;
ü Regras de convívio social;
ü Construção de valores.
5
Artes:
ü Exploração e manipulação de
diversos materiais como lápis, pinceis, tintas e massinha de modelar;
ü Pintura, dobradura, desenhos,
colagens e outros;
6
Musica:
ü
Ouvir
e aprender canções;
ü
Escuta
de sons diversos;
ü
Notas
musicais:
ü
Vibração;
ü
Som;
ü
Silêncio;
ü
Parâmetros
do som: altura, duração, intensidade, timbre e densidade;
ü
Criação
e reprodução: interpretação, improvisação e composição;
ü
Instrumentos
musicais.
7
Movimento:
ü
Movimentos
nas situações cotidianas de cantigas e brincadeiras;
ü
Gestos
corporais.
ü
Cantigas
de roda.
ü
Dramatização;
ü Relaxamento.
V
METODOLOGIA:
A rotina devem envolver os cuidados,
as brincadeiras e as situações de aprendizagem, que requer diferentes
estruturas didáticas (Brasil, vol. I, 1998.). Portanto, os conteúdos serão
desenvolvidos através de diferentes estratégias como: músicas, brincadeiras,
conversas na rodinha, contação de história, desenho, pintura, recorte e
colagem, dobradura, dramatização, vídeos, pesquisas, atividades coletiva e
individual, com intuito de favorecer aprendizagens significativas.
VI
AVALIAÇÃO:
A avaliação na área de música deve ser
contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças,
resultado de um trabalho intencional do professor. Deverá constituir-se em
instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos e
atividades, como forma de acompanhar e
conhecer cada criança e o grupo, baseando-se na observação cuidadosa do
professor e a partir desta serão registradas
as aprendizagens das crianças através de registros escritos e audiovisuais.
VII:
CULMINÂNCIA:
Realizar-se-á
através de uma apresentação de dança pelas crianças para a comunidade escolar
no Arraiá do Algodão Doce, por ocasião das festividades juninas.
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