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quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Projeto: Toque de cá que eu Canto de lá.



I JUSTIFICATIVA:
A música é a linguagem que se traduz em forma sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre som e o silêncio. É uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação (RCNEI, vol. 3, p. 45).
A criança ao brincar, produz música através da relação que faz com o mundo, quando esta imita, inventa e reproduz eventos sonoros. Por isso, a linguagem musical se vivencia pelo jogo, pelo movimento, pela valorização na realização. Dessa forma, som e movimento se integram então no brinquedo musical, que envolve o cantar, o dançar, o tocar e o se movimentar, que transformam os sons em música.
Sendo a música um meio de expressão e forma de conhecimento acessível às crianças, essa linguagem é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social, e por isso é de fundamental importância que lhes sejam proporcionadas as mais diversas experiências com essa linguagem no contexto educacional desde a primeira infância.
Adultos cantam melodias curtas, cantigas de ninar, fazem brincadeiras cantadas, com rimas, parlendas etc., reconhecendo o fascínio que tais brincadeiras exercem. Encantadas com o que ouvem, as crianças tentam imitar e responder, criando momentos significativos no desenvolvimento afetivo e cognitivo, responsáveis pela criação de vínculos tanto com os adultos quanto com a música.
Portanto, esse Projeto: Toque de cá que eu Canto de lá, visa levar as crianças a um processo contínuo de construção que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir sobre os sons no fazer musical.


II OBJETIVO GERAL:
Oportunizar as crianças a vivenciarem um processo contínuo de construção que envolva o perceber, sentir, experimentar, imitar e criar, refletindo sobre os sons no fazer musical.

III OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·        Ouvir, perceber e discriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
·         Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
·        Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo;
·        Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
·        Explorar materiais e escutar obras musicais para propiciar o contato e experiências com a matéria-prima da linguagem musical: o som (e suas qualidades) e o silêncio;
·         Refletir sobre a música como produto cultural do ser humano;
·        Proporcionar que as crianças desfrute música, em propostas de audição e realização musical;
·        Promover a musicalização da criança, tornando-a sensível e receptiva ao fenômeno sonoro;
·        Favorecer o conhecimento pela criança acerca dos elementos sonoros, bem como suas funções dentro da música;
·         Ampliar o repertório musical das crianças;
·         Oportunizar releituras sonoras diversas;
·         Estimular a linguagem oral para socializar as opiniões no grupo;
·         Despertar o gosto pela leitura;
·         Expressar desejos, opiniões, necessidades e ideias;
·         Praticar a linguagem escrita através do conhecimento do primeiro nome;
·         Reconhecer a letra inicial do nome;
·         Exercitar a contagem oral através da contagem de meninos e meninas;
·        Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
·         Favorecer a construção de valores pelas crianças;
·        Manipular e explorar objetos e brinquedos, em situações para que cada criança possa descobrir as características principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar e encaixar;
·         Situar objetos: Longe/perto, atrás/à frente, em cima/embaixo;
·         Preservar a cultura, resgatando a diversidade e a pluralidade cultural;
·        Utilizar as artes visuais para expressar, comunicar e atribuir sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade;
·        Ampliar as possibilidades expressivas do próprio corpo utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.

IV CONTEÚDOS:
1 Linguagem oral e escrita:
ü  Conversas informais e formais;
ü  Contação de história;
ü  Leitura de imagens, objetos, letras e números;
ü  Reconhecimento do nome;
ü  Desenhos direcionados;
ü  Escrita da primeira letra do nome;
ü  Leitura de notas musicais.

2 Matemática:
ü  Contagem oral;
ü  Noção de quantidade;
ü  Forma geométrica: círculo;
ü  Noção de tempo e espaço;
ü  Escrita de números.

3 Natureza e sociedade:
ü  São João: comidas típicas.

4 Formação pessoal e social:
ü  Comunicação e expressão dos desejos, desagrados, preferências e vontades;
ü  Regras de convívio social;
ü  Construção de valores.


5 Artes:
ü  Exploração e manipulação de diversos materiais como lápis, pinceis, tintas e massinha de modelar;
ü  Pintura, dobradura, desenhos, colagens e outros;

6 Musica:
ü  Ouvir e aprender canções;
ü  Escuta de sons diversos;
ü  Notas musicais:
ü  Vibração;
ü  Som;
ü  Silêncio;
ü  Parâmetros do som: altura, duração, intensidade, timbre e densidade;
ü  Criação e reprodução: interpretação, improvisação e composição;
ü  Instrumentos musicais.

7 Movimento:
ü  Movimentos nas situações cotidianas de cantigas e brincadeiras;
ü  Gestos corporais.
ü  Cantigas de roda.
ü  Dramatização;
ü  Relaxamento.

V METODOLOGIA:
            A rotina devem envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagem, que requer diferentes estruturas didáticas (Brasil, vol. I, 1998.). Portanto, os conteúdos serão desenvolvidos através de diferentes estratégias como: músicas, brincadeiras, conversas na rodinha, contação de história, desenho, pintura, recorte e colagem, dobradura, dramatização, vídeos, pesquisas, atividades coletiva e individual, com intuito de favorecer aprendizagens significativas.  

VI AVALIAÇÃO:
            A avaliação na área de música deve ser contínua, levando em consideração os processos vivenciados pelas crianças, resultado de um trabalho intencional do professor. Deverá constituir-se em instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos e
atividades, como forma de acompanhar e conhecer cada criança e o grupo, baseando-se na observação cuidadosa do professor e a partir desta  serão registradas as aprendizagens das crianças através de registros escritos e audiovisuais.

VII: CULMINÂNCIA:
Realizar-se-á através de uma apresentação de dança pelas crianças para a comunidade escolar no Arraiá do Algodão Doce, por ocasião das festividades juninas.















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