Seja bem vindo!
Fico muito feliz por você visitar meu blog, este cantinho que tenho registrado minhas reflexões acerca da educação.
Espero que você goste e lhe ajude na sua pesquisa.
Um grande abraço e muito obrigada!

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Projeto: Sapo Cururu

Introdução:

As práticas educativas devem possibilitar as crianças adotar posturas pessoais que lhes permitam viver numa relação construtiva consigo e com o meio ambiente, colaborando para a construção de uma consciência ambientalmente sustentável, no que se refere à preservação de todas as manifestações de vida do planeta. Sendo assim, as vivências das crianças constituem em um conjunto de fenômenos naturais, os quais despertam nelas curiosidades e a partir destas elaboram perguntas e hipóteses e levantam possíveis respostas a essas indagações.
As atividades relacionadas às ciências naturais contribuem para a partir do senso comum das crianças, ampliar os conhecimentos prévios delas através da pesquisa cientifica e do estudo sistematizado.
Por isso a necessidade de se criar situações de aprendizagem nas quais seja possível observar e perceber as características e propriedades não evidentes dos objetos de estudo, através de novas informações, propiciando experiências diversas.
Esse aprofundamento do conhecimento prévio é uma das condições necessárias para que as crianças possam, aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação a vida e ao meio ambiente, bem como às relacionadas à saúde.

Justificativa:
Devido esse período chuvoso na nossa região, apareceu muitos sapos em todos os lugares da cidade, tornando um assunto corriqueiro entre as pessoas, não sendo diferente com as crianças que, em sala de aula revelaram curiosidade e interesse pelos sapos. Diante desse fato, viu-se a oportunidade de desenvolver um projeto sobre esse ser da natureza, considerando as falas e fascínio das crianças. Como ponto de partida para a elaboração desse projeto, levou-se para a sala de aula, dois sapos pequenos, objetivando instigar nas crianças o que sabiam sobre esse anfíbio. Elas apresentaram várias informações:
_ “Eu gosto dos sapos”.
_ “Sapo come pão”.
_ “Os sapos moram no esgoto”.
_ “Os sapos são marrom”.
_ “Eles são pretos”.
_ “No sítio tem sapos grandes”.
_ “O sapo tem a boca grande”.
_ “Eu vi dois sapos”.
_ “Os sapos da minha casa são grandes”.
_ “Os sapos comem mosca, pulam”.
_ “No banheiro tinha um sapo bem grande”.
_ “Os sapinhos nascem da barriga da mãe”.
_ “As sapas tem os sapinhos”.

Tendo como base as falas das crianças sobre o sapo, a pesquisa científica trará respostas a cerca das características físicas, reprodução, habitat e importância desse ser vivo para o meio ambiente, através do desenvolvimento do projeto: Sapo Cururu.
Vale salientar que o trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações com o meio, oferece inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que as crianças têm sobre o mundo social e natural (RCNEI, vol. 3, p. 188).

Objetivo geral:
·        Sistematizar os conhecimentos prévio das crianças sobre o sapo, assim como ampliá-los, através da pesquisa cientifica.

Objetivos específicos:
·         Conhecer as características do sapo.
·         Perceber a importância dos sapos para o meio ambiente.
·         Compreender como os sapos se reproduzem.
·         Conhecer o habitat dos sapos.
·         Diferenciar algumas espécies de sapos.
·        Desenvolver a comunicação e expressão através de brincadeiras, ampliando as possibilidades expressivas do próprio corpo.
·         Desenvolver o raciocínio lógico matemático na realização das atividades.
·         Conhecer os números.
·         Relacionar números e quantidades.
·        Usar o brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver suas potencialidades motoras.
·         Desenvolver a linguagem oral, escrita e visual.
·        Estimular o gosto e o prazer pelo fazer artístico, através de pintura, músicas, danças, entre outros.
·         Estimular o gosto pela leitura.

Conteúdos:

1-Linguagem oral e escrita
·      Identidade e autonomia
·      Hora da novidade
·      Roda de conversas
·      Diversos gêneros textuais (poesias, músicas, contos, lendas, trava língua).
·      Produção de texto coletivo.
·      Desenho espontâneo.
·      Escrita da primeira letra do nome.
·      Reconhecimento do nome.

2- Matemática
·         Sequência numérica 
·         Comparação
·         Contagem oral.
·         Forma geométrica: Círculo
·         Conceitos matemáticos: dentro/fora; alto/baixo; sobe/desce; abre/fecha

3- Música e Movimentos
·           Brincadeiras com corda, bola, bambolê.
·           Participação em brincadeiras e jogos cantados.
·           Expressão de sensações e ritmos corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
·           Corpo e movimento, coordenação motora ampla e fina.
·           Cantigas de roda.

4- Natureza e sociedade
·         Anfíbio - sapo
·         Características
·         Relação com o meio
·         Habitat
·         Reprodução

5- Artes Visuais
·           Pintura
·           Cores
·           Modelagem
·           Dobraduras
·           Colagens
·           Desenhos
·           Confecção de brinquedos utilizando materiais de sucata
·           Confecção de maquetes

Metodologia
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, as explorações e as elaborações acerca dos fenômenos estudados pelas ciências da Natureza são alimentadas pela curiosidade das crianças. O conhecimento da natureza, por meio de diferentes linguagens da biologia, da química e de outras ciências, possibilita a construção de compromisso com sua sustentabilidade. No cotidiano das crianças, estas aprendem a observar, a estabelecer comparações, a criar explicações e registros, criando uma relação com o meio ambiente, com a sustentabilidade do planeta.
Dessa forma, a metodologia será dinâmica e integrará todas as áreas de conhecimento, proporcionando a formação integral da criança, tendo como princípio as interações e brincadeiras.
·         Pesquisa e observação
·         Brincadeiras cantadas
·         Danças
·         Pintura
·         Recorte e colagem
·         Sucatas
·         Brincadeiras diversas
·         Utilização de TV e DVD
·         Dramatizações
·         Cartazes
·         Maquetes
·         Dobradura
·         Sacola viajante

Avaliação:

A avaliação do projeto ocorrerá de forma contínua e intencional, sendo observando o envolvimento, as aprendizagens e dificuldades das crianças durante as atividades realizadas, utilizando como instrumentais registros fotográficos e escritos.







Um comentário:

  1. Mgm casino review - Mapyro
    Get 상주 출장마사지 detailed 이천 출장샵 Mgm casino review, including ratings, bonus codes, deposit methods, 출장샵 customer support, games, complaints, bonus 충청북도 출장마사지 code & more. Rating: 2.5 강릉 출장샵 · ‎11 votes

    ResponderExcluir