Introdução:
As práticas educativas
devem possibilitar as crianças adotar posturas pessoais que lhes permitam viver
numa relação construtiva consigo e com o meio ambiente, colaborando para a
construção de uma consciência ambientalmente sustentável, no que se refere à
preservação de todas as manifestações de vida do planeta. Sendo assim, as
vivências das crianças constituem em um conjunto de fenômenos naturais, os
quais despertam nelas curiosidades e a partir destas elaboram perguntas e
hipóteses e levantam possíveis respostas a essas indagações.
As atividades
relacionadas às ciências naturais contribuem para a partir do senso comum das
crianças, ampliar os conhecimentos prévios delas através da pesquisa cientifica
e do estudo sistematizado.
Por isso a necessidade
de se criar situações de aprendizagem nas quais seja possível observar e
perceber as características e propriedades não evidentes dos objetos de estudo,
através de novas informações, propiciando experiências diversas.
Esse aprofundamento do
conhecimento prévio é uma das condições necessárias para que as crianças possam,
aos poucos, desenvolver atitudes de respeito e preservação a vida e ao meio
ambiente, bem como às relacionadas à saúde.
Justificativa:
Devido esse período
chuvoso na nossa região, apareceu muitos sapos em todos os lugares da cidade,
tornando um assunto corriqueiro entre as pessoas, não sendo diferente com as
crianças que, em sala de aula revelaram curiosidade e interesse pelos sapos.
Diante desse fato, viu-se a oportunidade de desenvolver um projeto sobre esse
ser da natureza, considerando as falas e fascínio das crianças. Como ponto de
partida para a elaboração desse projeto, levou-se para a sala de aula, dois
sapos pequenos, objetivando instigar nas crianças o que sabiam sobre esse
anfíbio. Elas apresentaram várias informações:
_ “Eu gosto dos sapos”.
_ “Sapo come pão”.
_ “Os sapos moram no
esgoto”.
_ “Os sapos são
marrom”.
_ “Eles são pretos”.
_ “No sítio tem sapos
grandes”.
_ “O sapo tem a boca
grande”.
_ “Eu vi dois sapos”.
_ “Os sapos da minha
casa são grandes”.
_ “Os sapos comem
mosca, pulam”.
_ “No banheiro tinha um
sapo bem grande”.
_ “Os sapinhos nascem
da barriga da mãe”.
_ “As sapas tem os
sapinhos”.
Tendo como base as
falas das crianças sobre o sapo, a pesquisa científica trará respostas a cerca das
características físicas, reprodução, habitat e importância desse ser vivo para
o meio ambiente, através do desenvolvimento do projeto: Sapo Cururu.
Vale salientar que o
trabalho com os seres vivos e suas intricadas relações com o meio, oferece
inúmeras oportunidades de aprendizagem e de ampliação da compreensão que as
crianças têm sobre o mundo social e natural (RCNEI, vol. 3, p. 188).
Objetivo geral:
·
Sistematizar
os conhecimentos prévio das crianças sobre o sapo, assim como ampliá-los,
através da pesquisa cientifica.
Objetivos específicos:
·
Conhecer
as características do sapo.
·
Perceber
a importância dos sapos para o meio ambiente.
·
Compreender
como os sapos se reproduzem.
·
Conhecer
o habitat dos sapos.
·
Diferenciar
algumas espécies de sapos.
·
Desenvolver
a comunicação e expressão através de brincadeiras, ampliando as possibilidades
expressivas do próprio corpo.
·
Desenvolver
o raciocínio lógico matemático na realização das atividades.
·
Conhecer
os números.
·
Relacionar
números e quantidades.
·
Usar
o brincar com diferentes situações de movimento para desenvolver suas potencialidades
motoras.
·
Desenvolver
a linguagem oral, escrita e visual.
·
Estimular
o gosto e o prazer pelo fazer artístico, através de pintura, músicas, danças,
entre outros.
·
Estimular
o gosto pela leitura.
Conteúdos:
1-Linguagem oral e escrita
· Identidade e autonomia
· Hora da novidade
· Roda de
conversas
· Diversos gêneros
textuais (poesias, músicas, contos, lendas, trava língua).
· Produção de
texto coletivo.
· Desenho
espontâneo.
· Escrita da
primeira letra do nome.
· Reconhecimento
do nome.
2- Matemática
·
Sequência
numérica
·
Comparação
·
Contagem
oral.
·
Forma
geométrica: Círculo
·
Conceitos
matemáticos: dentro/fora; alto/baixo; sobe/desce; abre/fecha
3- Música e Movimentos
·
Brincadeiras com corda, bola, bambolê.
·
Participação em brincadeiras e jogos
cantados.
·
Expressão de sensações e ritmos
corporais por meio de gestos, posturas e da linguagem oral.
·
Corpo e movimento, coordenação motora
ampla e fina.
·
Cantigas de roda.
4- Natureza e sociedade
·
Anfíbio - sapo
·
Características
·
Relação com o meio
·
Habitat
·
Reprodução
5- Artes Visuais
·
Pintura
·
Cores
·
Modelagem
·
Dobraduras
·
Colagens
·
Desenhos
·
Confecção
de brinquedos utilizando materiais de sucata
·
Confecção
de maquetes
Metodologia
De acordo com a Base
Nacional Comum Curricular, as explorações e as elaborações acerca dos fenômenos
estudados pelas ciências da Natureza são alimentadas pela curiosidade das
crianças. O conhecimento da natureza, por meio de diferentes linguagens da
biologia, da química e de outras ciências, possibilita a construção de
compromisso com sua sustentabilidade. No cotidiano das crianças, estas aprendem
a observar, a estabelecer comparações, a criar explicações e registros, criando
uma relação com o meio ambiente, com a sustentabilidade do planeta.
Dessa forma, a
metodologia será dinâmica e integrará todas as áreas de conhecimento,
proporcionando a formação integral da criança, tendo como princípio as
interações e brincadeiras.
·
Pesquisa
e observação
·
Brincadeiras
cantadas
·
Danças
·
Pintura
·
Recorte
e colagem
·
Sucatas
·
Brincadeiras
diversas
·
Utilização
de TV e DVD
·
Dramatizações
·
Cartazes
·
Maquetes
·
Dobradura
·
Sacola
viajante
Avaliação:
A avaliação do projeto ocorrerá de forma
contínua e intencional, sendo observando o envolvimento, as aprendizagens e
dificuldades das crianças durante as atividades realizadas, utilizando como
instrumentais registros fotográficos e escritos.
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