JUSTIFICATIVA:
O
mundo onde as crianças vivem se constituem em um conjunto de fenômenos
naturais, do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Elas aprendem
sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e
questões. (RCNEI. Vol. III
p.163).
Em uma roda de conversas, uma
criança ao observar o céu, fez a seguintepergunta descrita abaixo e se seguiu o
seguinte diálogo:
_ “Tia o
céu estar andando?” (criança1)
_ “Por
que você acha que o céu estar andando?” (professora);
_ “São as
nuvens que andam.” (criança 2);
_ “Vamos
observar o céu.” (professora);
_
“Quando a gente anda, a nuvem acompanha, quando a gente para a nuvem para.”
(criança 3);
_ “E
quem lhe disse isso?” (professora);
_ “Há!
Eu que observei.” (criança 3);
_ “É
quando a gente anda a lua anda e o céu.” (criança 4);
_ “Então
vamos estudar o porquê as nuvens andam.” (professora).
É preciso considerar o que as
crianças querem aprender e o que é relevante para elas. Assim sendo, SALLES E
FARIA, 2012: pag 56 escrevem que:
Considerar a criança como sujeito é levar em conta, nas relações que
com ela estabelecemos, que ela tem desejos, ideias, opiniões, capacidade de
decidir, de criar, de inventar, que se manifestam, desde cedo, nos seus
movimentos, nas suas expressões, no seu olhar, nas suas vocalizações, na sua
fala.
O desenvolvimento desse projeto visa à ampliação do conhecimento
prévio das crianças acerca do tema em estudo, objetivando uma aprendizagem
significativa sobre o meio natural, ao conhecer explicações sistematizadas e ao
construir novas maneiras de refletir sobre os acontecimentos naturais que as
cercam.
OBJETIVO
GERAL:
Sistematizar o conhecimento prévio
das crianças acerca dos movimentos da Terra, buscando informações cientifica e
confrontando ideias.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
ü
Apropriar-se
de conhecimentos sobre o meio em que vive;
ü
Construir
conhecimentos sobre os fenômenos físicos na relação com experiências do
cotidiano.
ü
Observar
o céu, astros, estrelas e seus movimentos;
ü
Desenvolver
o prazer da descoberta, por meio de perguntas, da curiosidade e da postura
investigativa;
ü
Familiarizar-se
com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros;
ü
Desenvolver
a capacidade de produzir sentido por meio da linguagem oral;
ü
Ampliar
o vocabulário;
ü
Participar
de situações de leitura de diferentes gêneros.
ü
Estimular
a linguagem oral para socializar as opiniões no grupo;
ü
Despertar
o gosto pela leitura;
ü
Expressar
desejos, opiniões, necessidades e ideias;
ü
Reconhecer
o seu nome;
ü
Desenvolver
noções de espaço temporais, tendo primeiramente seu corpo e suas ações como
referência;
ü
Apropriar-se
de estratégias de contagem, de jogos, de brincadeiras e de resolução de
problemas matemáticos do seu cotidiano;
ü
Exercitar
a contagem oral através da contagem de meninos e meninas;
ü
Explorar
as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras
e nas demais situações de interação;
ü
Desenvolver
a sociabilidades de expressar ideias, sentimentos e de lidar com emoções;
ü
Estimular
a sociabilidade, a capacidade de se relacionar com o outro, de fazer amigos e
de se organizar em grupo, estabelecendo relações éticas de respeito,
tolerância, cooperação, solidariedade, confiança;
ü
Manipular
e explorar objetos e brinquedos, em situações para que cada criança possa
descobrir as características principais e suas possibilidades associativas:
empilhar, rolar e encaixar;
ü
Situar
objetos: Longe, perto, atrás, à frente, em cima, embaixo;
ü
Utilizar
as artes visuais para expressar, comunicar e atribuir sentido a sensações,
sentimentos, pensamentos e realidade;
ü
Ampliar
as possibilidades expressivas do próprio corpo utilizando gestos diversos e o
ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
CONTEÚDOS:
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA:
·
Socialização de experiências do dia a
dia;
·
Nome das crianças e outras palavras
trabalhadas;
·
Histórias
infantis;
·
Construção coletiva de histórias;
·
Dramatização,
·
Desenhos;
·
Escrita espontânea e coletiva;
·
Reconhecimentos de letras
contextualizadas;
·
Conversas informais;
·
Distinção entre letras e outros símbolos
gráficos;
·
Ampliação do vocabulário;
·
Escrita do primeiro nome.
MATEMÁTICA:
·
Contagem oral;
·
Leitura e identificação dos números de 1
a 5;
·
Semelhanças e diferenças entre objetos (cor,
tamanho e forma);
·
Jogos direcionados;
·
Escrita e leitura dos números de 1 a 5
·
Quantidades
·
Horas, relógio;
·
A esfera e círculo;
·
Seriação e classificação;
·
Conceitos matemáticos: quente e frio,
grosso e fino, leve e pesado, cheio e vazio e outros.
·
Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e
jogos de encaixe).
NATUREZA E SOCIEDADE:
·
Movimento de rotação;
·
Movimento de translação
·
Sol, dia;
·
Lua, noite;
·
Estação, verão;
·
Estação, inverno,
·
Estação, outono;
·
Estação, primavera.
·
Temperaturas.
·
Estrelas.
FORMAÇÃO
PESSOAL E SOCIAL:
·
Regras de convivência;
·
Boas maneiras;
·
Valores (respeito, amor, paz, amizade,
solidariedade, entre outros);
·
Sentimentos e emoções;
·
Aceitação
de si mesma e autoconfiança.
·
Autoestima
·
Diálogo e a tolerância
·
Interação com o meio
·
Resolução de pequenos problemas
MOVIMENTO
E MÙSICA:
·
Brincadeiras;
·
Música;
·
Jogos.
·
Cantigas de roda;
·
Alongamento;
·
Coordenação motora grossa (circuito de
brincadeiras com obstáculos) e fina (desenhar, pintar e manuseio de pequenas
peças de jogos e brinquedos).
·
Coreografia
ARTES:
·
Pintura;
·
Desenhos;
·
Colagem;
·
Leitura de imagens (descrição, análise e
interpretação);
·
Encenações.
·
Percepção visual e auditiva;
·
Cores.
METODOLOGIA:
Os
fenômenos da natureza despertam um grande interesse nas crianças, a compreensão
de que há uma relação entre a natureza e a vida humana, é um importante
aprendizado para a criança. A partir de questionamentos sobre tais fenômenos,
as crianças poderão refletir sobre o funcionamento da natureza como o ritmo de
tempo e seus ciclos através de experiências como:
·
Confecção de maquetes, painéis;
·
Experimentos;
·
Vídeos relacionados ao tema em estudo
·
Leitura de imagem;
·
Pesquisas;
·
Atividades coletivas e individuais;
·
Músicas;
·
Brincadeiras;
·
Pintura;
·
Colagem;
·
Desenho.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação não se dá somente no momento final do trabalho. É tarefa permanente
do professor, instrumento indispensável à constituição de uma prática
pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento das
crianças. Essa ocorrerá mediante observação e registro das manifestações das
crianças nas atividades desenvolvidas.
PRODUTO FINAL:
Exposição de fotos e
trabalhos das crianças com a participação dos pais e responsáveis, numa Feira
Cultural.
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