Seja bem vindo!
Fico muito feliz por você visitar meu blog, este cantinho que tenho registrado minhas reflexões acerca da educação.
Espero que você goste e lhe ajude na sua pesquisa.
Um grande abraço e muito obrigada!

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Projeto: Brincando com o corpo: superando desafios e construindo habilidades


 I JUSTIFICATIVA:

O corpo é o principal meio pelo qual a criança conhece o mundo a sua volta, se socializa com o outro e amplia seus conhecimentos, pois as primeiras experiências vividas por ela são basicamente corporais. É através dele que a criança vai agir, sendo esse percebido inicialmente por meio de vontades, dores, sensações visuais e auditivas.
Garantir a criança práticas educativas que ela explore o potencial do seu corpo, a partir de uma variedade de brincadeiras que experimente movimentá-lo, favorecerá se auto conhecer, a interagir com o outro e com o meio, e a construir sua autonomia.
As brincadeiras tem sua importância na formação integral da criança por proporcioná-la o desenvolvimento de seus domínios cognitivos, motores e afetivos, essas são fundamentais para a construção da autonomia, da liberdade e da cooperatividade, como também da identidade cultural e da personalidade dela.
Outrossim, é que através da brincadeira, a criança vivência as múltiplas linguagens: expressividade oral, música, dança, teatro e movimento de forma prazerosa, devido a liberdade e amplitude com que oferece a criança de brincar ativamente.
Portanto, este projeto, visa à ampliação das habilidades motoras da criança, proporcionando uma variedade de movimentos, para que esta, além de executar, explore seu potencial e desenvolva sua formação integral, proporcionando-a experimentar noções de liberdade, socialização e cooperação.

II OBJETIVO GERAL:
Ampliar as habilidades motoras da criança, para que ela explore seu potencial e desenvolva sua formação integral.

III OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Ampliar as possibilidades expressivas do próprio corpo utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
·         Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
·         Desenvolver a coordenação motora fina através do lúdico;
  • ·         Brincar com a música;
  • ·         Explorar os movimentos do corpo;
  • ·         Desenvolver as aptidões físicas: pular, correr, resistência, controle e equilíbrio;
  • ·         Estimular a vivência dos valores de liberdade, solidariedade e cooperação através das brincadeiras;
  • ·         Conhecer o corpo através dos brinquedos cantados;
  • ·         Desenvolver cuidados com seu corpo;
  • ·         Adquirir bons hábitos de higiene;
  • ·         Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos;
  • ·         Estimular a linguagem oral para socializar suas opiniões no grupo;
  • ·         Despertar o gosto pela leitura;
  • ·         Expressar desejos, opiniões, necessidades e ideias;
  • ·         Praticar a linguagem escrita através do conhecimento do primeiro nome;
  • ·         Reconhecer a letra inicial do nome;
  • ·         Exercitar a contagem oral através da contagem de meninos e meninas;
  • ·         Construir valores nas crianças;
  • ·         Manipular e explorar objetos e brinquedos, em situações para que cada criança possa descobrir as características principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar e encaixar;
  • ·         Situar objetos: Longe, perto, atrás, à frente, em cima, embaixo;
  • ·         Utilizar as artes visuais para expressar, comunicar e atribuir sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade;
  • ·         Trabalhar noções de limites e regras; 


IV CONTEÚDOS:
1- Movimento:
ü  Movimentos nas situações cotidianas de cantigas e brincadeiras,
ü  Gestos corporais,
ü  Relaxamento,
ü  Dança
ü  Desempenho de aptidões físicas: destreza motora, agilidade, resistência, controle, firmeza,
ü  Percepção do impulso, da força, do equilíbrio,
ü  Aptidões físicas: correr, arrastar, subir, dá cambalhota e pular,
ü  Motricidade fina.

2- Linguagem oral e escrita:
ü  Conversas informais e formais;
ü  Contação de história;
ü  Leitura de imagens, objetos, letras e números;
ü  Reconhecimento do nome;
ü  Desenhos direcionados;
ü  Dramatização.

3- Matemática:
ü  Contagem oral;
ü  Noção de quantidade;
ü  Noção de tempo e espaço;
ü  Conceitos matemáticos: dentro/fora, em cima/embaixo, perto/longe, largo/estreito, frente/atrás e grande/pequeno.

4- Natureza e sociedade:
ü  O corpo: órgãos do sentido, membros superiores e inferiores,
ü  Higiene
ü  Cuidados.
5- Formação pessoal e social:
ü  Comunicação e expressão dos desejos, desagrados, preferências e vontades;
ü  Regras de convívio social;
ü  Construção de valores;
ü  Identidade e autonomia.

6 Artes:
ü  Exploração e manipulação de diversos materiais como lápis, pinceis, tintas e massinha de modelar;
ü  Pintura, dobradura, desenhos, colagens e outros;
ü  Linha curva e linha reta.

7- Musica:
ü  Ouvir e aprender canções;
ü  Ritmo;
ü  Cantigas de roda.

V METODOLOGIA:
            A rotina devem envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagem, que requer diferentes estruturas didáticas. (Brasil, 1998. V 1). Portanto, os conteúdos serão desenvolvidos através de diferentes estratégias como: circuito motor, músicas, dança, brincadeiras, conversas na rodinha, contação de história, desenho, pintura, recorte e colagem, dobradura, dramatização, vídeo, pesquisa, atividades coletiva e individual, com intuito de favorecer a aprendizagem significativa.  

VI AVALIAÇÃO:
            A avaliação deverá constituir-se em instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades, e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo. Deve basear-se na observação cuidadosa do professor.  
Portanto, será continua, sendo observada e registrada as aprendizagens das crianças, através de registros escritos, fotos e vídeos e atividades desenvolvidas.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário