I JUSTIFICATIVA:
O corpo é o principal meio pelo qual a
criança conhece o mundo a sua volta, se socializa com o outro e amplia seus
conhecimentos, pois as primeiras experiências vividas por ela são basicamente
corporais. É através dele que a criança vai agir, sendo esse percebido
inicialmente por meio de vontades, dores, sensações visuais e auditivas.
Garantir a criança práticas educativas que
ela explore o potencial do seu corpo, a partir de uma variedade de brincadeiras
que experimente movimentá-lo, favorecerá se auto conhecer, a interagir com o
outro e com o meio, e a construir sua autonomia.
As brincadeiras tem sua importância na
formação integral da criança por proporcioná-la o desenvolvimento de seus
domínios cognitivos, motores e afetivos, essas são fundamentais para a
construção da autonomia, da liberdade e da cooperatividade, como também da
identidade cultural e da personalidade dela.
Outrossim, é que através da brincadeira, a
criança vivência as múltiplas linguagens: expressividade oral, música, dança,
teatro e movimento de forma prazerosa, devido a liberdade e amplitude com que
oferece a criança de brincar ativamente.
Portanto, este projeto, visa à ampliação
das habilidades motoras da criança, proporcionando uma variedade de movimentos,
para que esta, além de executar, explore seu potencial e desenvolva sua
formação integral, proporcionando-a experimentar noções de liberdade,
socialização e cooperação.
II
OBJETIVO GERAL:
Ampliar as habilidades motoras da
criança, para que ela explore seu potencial e desenvolva sua formação integral.
III
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·
Ampliar
as possibilidades expressivas do próprio corpo utilizando gestos diversos e o
ritmo corporal nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
·
Explorar
as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas
brincadeiras e nas demais situações de interação;
·
Desenvolver
a coordenação motora fina através do lúdico;
- · Brincar com a música;
- · Explorar os movimentos do corpo;
- · Desenvolver as aptidões físicas: pular, correr, resistência, controle e equilíbrio;
- · Estimular a vivência dos valores de liberdade, solidariedade e cooperação através das brincadeiras;
- · Conhecer o corpo através dos brinquedos cantados;
- · Desenvolver cuidados com seu corpo;
- · Adquirir bons hábitos de higiene;
- · Perceber e expressar sensações, sentimentos e pensamentos;
- · Estimular a linguagem oral para socializar suas opiniões no grupo;
- · Despertar o gosto pela leitura;
- · Expressar desejos, opiniões, necessidades e ideias;
- · Praticar a linguagem escrita através do conhecimento do primeiro nome;
- · Reconhecer a letra inicial do nome;
- · Exercitar a contagem oral através da contagem de meninos e meninas;
- · Construir valores nas crianças;
- · Manipular e explorar objetos e brinquedos, em situações para que cada criança possa descobrir as características principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar e encaixar;
- · Situar objetos: Longe, perto, atrás, à frente, em cima, embaixo;
- · Utilizar as artes visuais para expressar, comunicar e atribuir sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade;
- · Trabalhar noções de limites e regras;
IV
CONTEÚDOS:
1-
Movimento:
ü
Movimentos
nas situações cotidianas de cantigas e brincadeiras,
ü
Gestos
corporais,
ü Relaxamento,
ü Dança
ü Desempenho de aptidões físicas:
destreza motora, agilidade, resistência, controle, firmeza,
ü Percepção do impulso, da força,
do equilíbrio,
ü Aptidões físicas: correr,
arrastar, subir, dá cambalhota e pular,
ü Motricidade fina.
2-
Linguagem oral e escrita:
ü Conversas informais e formais;
ü Contação de história;
ü Leitura de imagens, objetos,
letras e números;
ü Reconhecimento do nome;
ü Desenhos direcionados;
ü
Dramatização.
3-
Matemática:
ü Contagem oral;
ü Noção de quantidade;
ü Noção de tempo e espaço;
ü Conceitos matemáticos:
dentro/fora, em cima/embaixo, perto/longe, largo/estreito, frente/atrás e
grande/pequeno.
4-
Natureza e sociedade:
ü O corpo: órgãos do sentido,
membros superiores e inferiores,
ü Higiene
ü Cuidados.
5-
Formação pessoal e social:
ü Comunicação e expressão dos
desejos, desagrados, preferências e vontades;
ü Regras de convívio social;
ü Construção de valores;
ü Identidade e autonomia.
6
Artes:
ü Exploração e manipulação de
diversos materiais como lápis, pinceis, tintas e massinha de modelar;
ü Pintura, dobradura, desenhos,
colagens e outros;
ü Linha curva e linha reta.
7-
Musica:
ü
Ouvir
e aprender canções;
ü
Ritmo;
ü
Cantigas
de roda.
V
METODOLOGIA:
A rotina devem envolver os cuidados,
as brincadeiras e as situações de aprendizagem, que requer diferentes
estruturas didáticas. (Brasil, 1998. V 1). Portanto, os conteúdos serão
desenvolvidos através de diferentes estratégias como: circuito motor, músicas, dança,
brincadeiras, conversas na rodinha, contação de história, desenho, pintura,
recorte e colagem, dobradura, dramatização, vídeo, pesquisa, atividades
coletiva e individual, com intuito de favorecer a aprendizagem significativa.
VI
AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá constituir-se em
instrumento para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos, atividades,
e como forma de acompanhar e conhecer cada criança e grupo. Deve basear-se na
observação cuidadosa do professor.
Portanto,
será continua, sendo observada e registrada as aprendizagens das crianças,
através de registros escritos, fotos e vídeos e atividades desenvolvidas.
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