Seja bem vindo!
Fico muito feliz por você visitar meu blog, este cantinho que tenho registrado minhas reflexões acerca da educação.
Espero que você goste e lhe ajude na sua pesquisa.
Um grande abraço e muito obrigada!

domingo, 18 de abril de 2010

Gestão Paticipativa


Falar de gestão nos tempos atuais é lançar um olhar sobre um contexto social dentro da concepção de coletividade, isto é do trabalho em conjunto, das tomadas de decisões em equipe. A participação de todos em prol de soluções para problemas, de crescimento próprio e coletivo.

Não se concebe mais uma gestão autoritária, sem a participação de todos. Nas escolas, a gestão tem que ser participativa direcionada para a chegada de consensos, de trocas de experiências, de compartilhamento de idéia e de ampliação do conhecimento profissional. No meio dessa perspectiva de gestão participativa está a figura do gestor, em cuja função deverá gerir as suas ações e não governar uma escola com ar de autoritarismo.

Gestão participativa é isso: saber ouvir, saber refletir, saber aceitar e saber evoluir. Saber ouvir: é ouvir o que cada um tem a dizer, o que cada um pensa; saber refletir: é refletir sobre aquilo que foi dito, dando um parecer, uma opinião contrária ou a favor; saber aceitar: é aceitar as colocações do outro, ou concordar ou não concordar com o que foi dito; saber evoluir: é saber utilizar o que foi exposto ativamente na construção de uma nova ação de caráter pedagógico.

A participação é o principal meio de se assegurar a gestão democrática na escola, através dela, a interação entre as pessoas reforça a idéia do trabalho em equipe na construção de uma gestão aberta à participação de todos e ao envolvimento de profissionais, bem como de usuários na contribuição do processo de tomada de decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário