Seja bem vindo!
Fico muito feliz por você visitar meu blog, este cantinho que tenho registrado minhas reflexões acerca da educação.
Espero que você goste e lhe ajude na sua pesquisa.
Um grande abraço e muito obrigada!

domingo, 18 de abril de 2010

Reflexão

Refleti sobre esta questão e conclui que não consigo ser só professora ou só aprendiz; sou as duas coisas ao mesmo tempo porque ambas se fundem em mim, não sendo possível separá-las. Como professora da educação infantil tenho melhorado a cada dia, pois estou sempre buscando algo novo para minha prática diária; e quando ensino estou aprendendo.

Com as leituras realizadas do curso, conclui que estamos aprendendo todo momento e de várias formas através das tecnologias da informação e comunicação. Para o exercício da atividade pedagógica elas têm grande relevância, pois tem se mostrado uma ferramenta indispensável no processo de ensino aprendizagem tanto para mim como para os alunos.

Minha profissão exige um aprendizado constante; lido com pessoas e com conhecimentos e ambos passam por mudanças ao longo do tempo, o segundo numa velocidade que não consigo acompanhar, o que adquiri no meu tempo de escola como verdade absoluta hoje já não é. Meus conceitos de vida, mundo, cultura e principalmente valores já não são os mesmos e irão mudar conforme o passar dos anos.

Minha preocupação é separar a profissão e aprendiz da minha vida pessoal, todos nós temos que ter tempo para a família e lazer, não quero dedicar meu tempo somente para buscar conhecimento e o trabalho, gosto às vezes de não pensar em nada, me faz bem. Fico muito angustiada quando quero aprender algo novo e me vejo com vários textos sobre o mesmo conteúdo não sabendo por onde começar ou se vou terminar a leitura com algum conceito formado, muito conhecimento me deixa confusa e estressada.

Tudo o que fazemos é uma questão de escolha e de administrar o tempo, embora sempre me dedique mais ao aprender e deixo de lado meu bem estar, cuidar mais da minha saúde. Comecei fazer especialização em gestão, que é um grande desafio por está na educação infantil, e agora a segunda etapa do PROINFO. Serão muitos conhecimentos aprendidos ao final dos dois, um aprendizado para minha vida e para minha profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário