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domingo, 18 de abril de 2010

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Segundo Libâneo (2004, p. 101):

A gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para se atingir os objetivos da organização, envolvendo, basicamente, os aspectos gerencias e técnico-administrativos.

O ato de gerir pressupõe um objetivo. Para que a gestão seja desenvolvida com êxito, é preciso organizar-se para que os objetivos sejam cumpridos, objetivos esses, inerentes às práticas administrativas que regulam as atividades escolares.

È importante também neste processo, o papel da democracia. Para se fazer cumprir e para que ela se solidifique, é preciso que os governantes permitam que a grande massa da sociedade possa usufruir o direito à informação e a participação nas discussões sobre o que gira em torno de si. Na educação não é diferente. Uma gestão democrática deve possibilitar aos cidadãos o direito de participar no processo de formulação e avaliação das atividades educacionais nas instituições a que pertencem.

Geralmente, as outras vertentes do sistema educacional, como os funcionários, alunos, e demais envolvidos ficam excluídos dessa participação, inclusive os pais, e uma gestão para ser democrática, precisa acabar com o monopólio dos governantes em suas tomadas de decisões, e facilitar o acesso dos Cidadãos às mesmas.

A pluralidade de interesses e visões que existem diante da diversidade, uma vez que os atores envolvidos são multiculturais e trazem contribuições no que diz respeito à qualidade do que é planejado. Os Conselhos representam um papel importante nesse processo, na manutenção e na organização das atividades, entre outros.

A autonomia é um dos princípios fundamentais no processo de gestão democrática em uma instituição. Com ela, os sujeitos envolvidos têm a possibilidade de opinar e a livre escolha de construção do ambiente de trabalho. Porém, essa autonomia não implica em deixar a gestão ao “comando de todos”. Para que esse modelo seja válido, é preciso também haver um gestor nessa participação.

A democratização da gestão escolar traz resultados positivos para a ampliação da cidadania, por oferecer a um grande contingente de cidadãos, a oportunidade de participar da gestão pública.

Segundo Dewey (1979, p. 114): “O ideal democrático de educação é uma ilusão grotesca ainda que trágica, exceto porque domina cada vez mais nosso sistema público de educação”. O ideal democrático deve impregnar as escolas, oferecendo a toda a comunidade escolar aquelas que Dewey achava que deviam caracterizar a educação numa sociedade democrática: interesses comuns, liberdade na interação, participação e relações sócias.

Nesta concepção, os gestores são caracterizados como pessoas que valorizam e praticam o estudo de vida democrática, que proporcionam aos sujeitos que fazem a escola, formas democráticas de viver; como participação, igualdade, oportunidade, coletividade, liberdade, autonomia, entre outros. Numa gestão democrática, a comunidade escolar tem o direito de estar bem informada e de ter participação crítica na criação das políticas e programas escolares.

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